Dr. Martin Luther King Jr foi um ícone que mudou a história do mundo. A notoriedade veio a partir do pioneirismo na luta pelos direitos civis, ao combater a segregação racial nos Estados Unidos. Mas além de tudo, MLK é um exemplo cristão a ser lembrado e passado de geração em geração.
Quem foi Martin Luther King Jr?
Ele foi um importante pastor batista e ativista político que se tornou uma figura marcante na história do cristianismo. Martin Luther King lutou para acabar com a segregação racial e liderou o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato, em 1968.
Martin Luther King Jr e a fé cristã
Como todo adolescente, Luther King enfrentou dúvidas sobre suas convicções, mas aos 15 anos, depois de uma aula de estudos bíblicos, ele saiu com a fé em Deus fortalecida.
Desde pequeno, Luther King aprendeu sobre a luz de Deus com sua família. Ele valorizava muito as palavras de sua mãe, Alberta: “Você é tão bom quanto qualquer um”, e as atitudes do pai, que lutou no tribunal de Atlanta contra a segregação racial. Durante a juventude, Martin aprendeu que seguir a luz de Jesus não significava ficar cego à injustiça, mas sim desafiá-la. Seguir Jesus significava lutar contra as trevas. O jovem começou a estudar as Escrituras e, aos 25 anos, já era doutor em teologia.
A luta de Martin Luther King Jr por justiça social
Quando Rosa Parks, uma mulher negra, se recusou a ceder seu lugar a uma pessoa branca no ônibus, Martin Luther King decidiu que não toleraria mais viver em uma sociedade como aquela. A partir daí, ele se comprometeu totalmente com o combate a injustiça e se tornou o principal líder do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos.
O dr. King escreveu uma vez: “A escuridão não é capaz de expulsar a escuridão, só a luz é capaz. O ódio não é capaz de expulsar o ódio, só o amor é capaz.” E é com base nessa citação, que o título do devocional para crianças de Martin Luther King foi criado.
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39)
CONHEÇA O LIVRO SÓ A LUZ É CAPAZ
A partir da história e do exemplo de Luther King e de outros ativistas do movimento pelos direitos civis, este livro ensina que é preciso respeitar igualmente a todos os seres humanos, sem discriminação, pois assim quis o Senhor, e que espalhar a bondade e seguir a Cristo são elementos essenciais da luta pela justiça. Além disso, mostra como pequenas atitudes podem contribuir para a construção de um futuro melhor para todos.
Só a luz é capaz combina ilustrações cativantes, passagens bíblicas sobre amor e justiça e os ensinamentos de Luther King sobre coragem, paz e liberdade para inspirar a próxima geração a viver ativamente sua fé e iluminar o mundo com a luz brilhante de Deus.